Fim de ano chegou: hora de dar uma olhadela no ano que finda e espreitar o que vem pela frente.
Em 2019, a EDAP deu sequência à série Painel com a publicação de resumos de trabalhos feitos pela consultoria e por autores convidados. Falamos de métodos de avaliação de empresas, metodologia para apuração de proxy de bem-estar em atos de concentração, investimento em propaganda e bem-estar, mercado de milhas para compra de passagens aéreas e tendências na análise antitruste.
Com desculpas antecipadas pelo clichê – incontornável nesse caso -, para fechar com chave de ouro a série em 2019, publicamos nesta nova edição uma entrevista especial com a ex-conselheira do Cade, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt.
Cristiane teve atuação marcante no Conselho e deixou um legado de votos e ideias originais, tecnicamente fundamentadas, que vem pautando boa parte do debate antitruste no Brasil.
À primeira vista, defesa da concorrência não é um tema popular. Entretanto, sua importância para o bem-estar dos consumidores é tangível.
Para ficarmos em um único exemplo de fácil percepção do impacto da atuação do Cade no cotidiano do cidadão, a publicação do documento de trabalho “Mensurando os benefícios de combate a cartéis: o caso do cartel de combustíveis no Distrito Federal”, pelo Departamento de Estudos Econômicos do Cade, mostra que a atuação da autoridade de defesa da concorrência trouxe uma redução de aproximadamente 8% do preço dos combustíveis no Distrito Federal, com benefícios diretos aos consumidores (de gasolina apenas) de algo entre R$ 206 milhões e R$ 358 milhões. A íntegra do documento encontra-se disponível no site do Cade.
São resultados como esse que mostram apenas um pouquinho de como uma atuação séria, independente e tecnicamente orientada da autoridade antitruste pode trazer benefícios tangíveis para a sociedade brasileira, que nos fazem orgulhosos por fazer parte da “comunidade antitruste” que ajudou a desenvolver e consolidar o sistema de proteção à concorrência no Brasil.
Nossa entrevistada nesse Painel especial, Cristiane, destaca, entre outras coisas, a importância do aprendizado mútuo entre economistas e advogados ao longo da constituição e desenvolvimento do antitruste brasileiro. Esse foi sem dúvida um dos fatores-chave para o sucesso da construção do nosso sistema de defesa da concorrência.
Confira a entrevista disponível em nosso blog:
Boa leitura!
Desejamos que 2020 seja novamente um ano muito produtivo para todos e que a atuação do Cade continue a trazer frutos palpáveis para a coletividade.
Edgard Pereira e
João Paulo Leal
EDAP – assessoria especializada
perícias judiciais | arbitragem | antitruste
antidumping | microeconomia